Geral

Sobre Nós

Soluções

Produtos
Blog
Next Gen Chemistry
Sustentabilidade
Laboratório
I&D
Fale Connosco
Contactos
Certificações

Certificação GOTS

Certificação ZDHC
Qualidade
Fale Connosco
Contactos

A importância da rastreabilidade nos ensaios laboratoriais

Abr 19, 2023 | Laboratório

Na produção de químicos para a indústria têxtil, a rastreabilidade é uma das ferramentas mais importantes para garantir a qualidade e a segurança dos produtos. A rastreabilidade é a capacidade de encontrar, rastrear e documentar a história, a localização e a aplicação de um produto, desde a matéria-prima até ao produto final.

A rastreabilidade como fator chave para a qualidade e segurança dos produtos LEDECHEM

No processo de produção da LEDECHEM, o desenvolvimento do produto passa por três fases:

  1. a conceção e desenvolvimento do produto;
  2. a produção do produto com base na receita desenvolvida;
  3. a realização de testes/ensaios laboratoriais e controlo de qualidade.

Após a validação do produto, procede-se à recolha de amostra laboratorial que é guardada internamente, sendo o produto posteriormente enviado para o cliente.

Saiba mais sobre o laboratório da Ledechem

Na LEDECHEM existem procedimentos internos para o controlo e rastreabilidade de todo o processo produtivo. Para cada produto fabricado,  é elaborada uma ficha de produção que descreve todas as etapas de fabrico de produto, onde  se identificam os lotes de matéria-prima utilizada, os parâmetros testados e os respetivos resultados. Este documento permite assegurar a respetiva rastreabilidade do produto.

Além disso, as amostras são guardadas por períodos entre 3 a 6 meses, o que constitui uma garantia adicional para o cliente, uma vez que caso se verifique alguma não conformidade no produto fabricado, será sempre possível consultar a amostra correspondente ao lote enviado para o cliente, por forma a que se possa confrontar o resultado alcançado em produção com o resultado em condições laboratoriais.

A rastreabilidade é uma ferramenta essencial para a LEDECHEM garantir a qualidade e segurança dos seus produtos, bem como para melhorar a sua eficiência e reduzir custos. Além disso, é uma vantagem competitiva no mercado, já que os clientes valorizam a transparência e a segurança nos processos produtivos.

A LEDECHEM é uma empresa certificada pela ISO 9001:2015, o que significa que o seu sistema de gestão da qualidade está em conformidade com os padrões internacionais reconhecidos. A certificação ISO 9001:2015 é uma garantia adicional para os clientes, que podem confiar na LEDECHEM como um parceiro de negócios seguro e de qualidade.

A garantia de fiabilidade

Em conclusão, a rastreabilidade é uma ferramenta essencial para a LEDECHEM garantir a fiabilidade dos seus produtos junto dos seus clientes e poder assumir o compromisso com as características que enumera para cada uma das referências no seu catálogo.

Para a LEDECHEM, é uma prioridade investir continuamente em processos de qualidade e ver reconhecido, através de certificações, mas sobretudo através do feedback dos seus clientes, a mais-valia que esse investimento confere aos produtos da indústria têxtil.